domingo, 29 de março de 2009

Perfil do Bacharel em Ciência da Computação

O objetivo do curso de Ciência da Computação é formar um profissional com uma bagagem de aprendizado, pesquisa e extensão que são qualificações que a Universidade tem como prioridade oferecer aos seus alunos. A área da computação oferece ao formando duas vertentes para sua atuação, a primeira é empreendedora voltada para o mercado de trabalho com desenvolvimento de programas, a segunda vertente o profissional poderá atuar em meio acadêmico com a extensão dos seus estudos em cursos de pós-graduação.
O aluno de Ciências da computação irá adquirir a capacidade de analisar, solucionar problemas com eficiência, listar e resolver especificações de programas de modo que se possa construir softwares com qualidade e flexibilidade. Mas também terá condições de ser um profissional criativo, pró-ativo, com senso crítico, ético e que além de seus trabalhos voltados para seu conhecimento poderá e deverá também, desenvolver pesquisas voltadas para servir a comunidade a qual pertence.
Colaboradores da Lógica
A lógica tem seu nascimento no período clássico e começa a se tornar uma diretriz da ciência a partir das contribuições do filósofo e matemático, Aristóteles, que contribuiu sobremaneira para o avanço da ciência com a criação da lógica formal que está ligada à sistematização científica, mas ainda com a lógica material atribuída ao juízo. Os postulados e as teorias do filósofo foram reunidos em uma obra intitulada Organun (Instrumento da ciência).
A observação dos fenômenos, a dedução como método usado para resolver determinados problemas foi imprescindível para Aristóteles, ou seja, para conseguir o caminho correto da investigação e da demonstração científica eram necessários esses pré- requisitos. Embora a lógica tenha sido muito limitada na idade clássica, ela foi aperfeiçoada na idade média tendo os escolásticos como seguidores e mantendo a dedução, assim como, no século IV, uma forma que possibilita provar ou tornar verdadeira alguma descoberta. Contudo, ainda na idade média, a lógica formal começa a ser questionada e substituída pelo método indutivo.
No campo da ciência voltada para tecnologia e principalmente relacionado a computadores eletrônicos baseados em dígitos binários, o grande destaque é para o matemático e inglês, George Boole, um autodidata que em meio às dificuldades encontradas para sua formação, conseguiu alargar as teorias da matemática com a modernização da álgebra e com publicações importantes sobre as equações diferenciais e transformação linear.
O pai da lógica moderna, Friedrich Frege, diferencia-se de Aristóteles e até mesmo de Boole, quando consegue sistematizar o raciocino matemático através de demonstrações de forma que pudesse provar os teoremas que muitas vezes não eram provadas consistentemente pelos matemáticos e cientistas de épocas passadas, mas, além disso, criou um sistema de demonstração simbólica para representar os cálculos de predicados e substituiu o sistema de proposições lógicos de sujeito e predicado que era usado para resolver determinados teoremas e formulou uma simbologia de quantificadores lógicos. Objetivo maior de Friedrich caracterizou-se pela simplificação das demonstrações de proposições e com a sistematização do cálculo matemático para predicados.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Fundamentos da Computação

A profª. Leila Maciel de Almeida e Silva, nos dias 3, 5 e 7, ministrou em sua palestra sobre as diferenças básicas entre as áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação. A primeira delas, está relacionado mais com pesquisas, desenvolvimento de programação de forma a qual o perfil do aluno deve ser de esmero, inovador e eficiente para resolver os problemas a serem propostos. A segunda área possui uma abrangência maior na parte de hardware e tem um caráter menos científico, entre outra qualidades. A terceira e última área, define-se por ter um perfil mais administrativo, mas também possui finalidade de programação, contudo menos aprofundado quando se equipara à Ciência da Computação.
Em relação ao organograma da Universidade Federal de Sergipe, esta está dividida em Reitoira, orgão de maior importância, em que o reitor é eleito em período de 4 anos, submisso à Reitoria, encontra-se a Pró-Reitoria sendo que essa se divide em Prograd e Posgrap entre outras. A prograd se divide em CCV, DAA e DEAP. Existe dois conselhos que auxíliam a reitoria, esses são o CONSU e o CONEP. Há também os centros, como o Calicomp, Dcomp e a Softeam.